Como funciona?

O mundo digital oferece inúmeras possiblidades de interatividade, pesquisa e construção em conjunto. Nas graduações à distância da UVV-ES, basta ter um computador conectado à internet para que você tenha acesso a um ambiente exclusivo de aprendizagem, onde você vai encontrar as mais modernas ferramentas para aprender do seu jeito.

Nossa equipe de especialistas te ajuda a planejar o tempo e organizar sua rotina de estudos para aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis e explorar a interação com professores, tutores e outros alunos. Você estuda on-line e comparece ao pólo presencial na sede da UVV-ES em Vila Velha apenas para realizar as avaliações e para eventos especiais.

No nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem você vai encontrar:

tutor0

Tutor

Professor especializado que está à disposição para apoiar seu aprendizado e tirar dúvidas durante toda a duração da disciplina.

roteiro0

Roteiro de estudo

Um guia para orientar sobre os objetivos do estudo, as atividades a serem realizadas e as formas de avaliação.

livro0

Livro digital

Conteúdo de todas as lições das disciplinas, em formato fácil de acessar e imprimir, se você preferir.

atividade0

Atividades

Formas de acompanhar sua evolução com relação aos assuntos estudados.

video0

Vídeos

Dicas, exemplos práticos, entrevistas com especialistas entre outras informações relevantes para enriquecer os assuntos das aulas.

mensagem0

Mensagens instantâneas

Canal direto de comunicação com professores e tutores.

chat0

Chat

Espaço para esclarecer dúvidas com os tutores e com grupos de alunos.

forum0

Fórum

Discussões e debates sobre temas relevantes para o estudo.

Perguntas Frequentes

1) O que é graduação tecnológica?

Os cursos de graduação tecnológica são cursos superiores, como as graduações tradicionais. Sua principal diferença é que, em geral, eles duram de 2 a 3 anos e tem o foco em aplicações práticas direcionadas para o mercado de trabalho. Nas graduações tradicionais, o profissional formado recebe o título de bacharel ou licenciado, já nas graduações tecnológicas o título é de tecnólogo.

O diploma de graduação tecnológica permite que você ingresse posteriormente em cursos de pós-graduação, como especializações, MBAs e mestrados.

2) O que é Educação a Distância - EAD?

Conforme determina o Decreto n.º 5.622/2005, a Educação a Distância (EAD) é uma modalidade educacional em que o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio da utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diferentes.

3) Em termos de tecnologia, existe algum pré-requisito para estudar cursos ofertados à distância na UVV ?

Para estudar à distância o aluno precisará de um computador conectado à internet, que possua os softwares básicos para utilização da internet (sistema operacional e navegador de internet), editor de texto e programa para visualização de arquivos em PDF. Em algumas disciplinas será necessário um kit multimídia e o Flash Player, que é de utilização livre e está disponível para download na internet.

4) Os diplomas dos cursos de Graduação Tecnológica na modalidade de Educação à Distância (EAD) tem a mesma validade nacional de cursos e/ou programas na modalidade presencial?

Sim, o art. 5.º do Decreto n.º 5.622/2005 estabelece que “os diplomas e certificados de cursos e programas à distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”.

A única diferença é a forma com que o curso é realizado, mas a validade é a mesma. Os diplomas conferidos têm a mesma validade dos diplomas conferidos aos alunos de cursos presenciais equivalentes. Inclusive, não há descrição no diploma informando que o curso foi feito à distância. Constam apenas as portarias que reconhecem o curso, como em qualquer outro diploma de nível superior.

5) A UVV é credenciada pelo MEC para ofertar cursos na modalidade de Educação a Distância – EAD?

O Parecer nº 33/2016, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, credencia a Universidade Vila Velha – UVV para oferta de cursos superiores na modalidade à distância.

6) O Curso Superior de Tecnologia é considerado um curso superior?

Sim, é um curso superior. De acordo com a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, Art. 4º, os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.

Como o Curso Superior de Tecnologia é um curso superior, uma vez concluído, seu diploma permite o acesso a pós-graduação, seja a especializações e MBAs (lato sensu) ou ao Mestrado Profissional (stricto sensu).

7) Como funciona o processo de aprendizagem no ensino à distância?

No ensino à distância da UVV o processo de aprendizagem é enriquecido com a integração entre alunos e professores, dos alunos com os seus colegas e dos alunos com as equipes de apoio da UVV Virtual. A comunicação ocorre com o uso de tecnologias da comunicação e da informação, formando comunidades virtuais de aprendizagem.

Os alunos contam com materiais didáticos impressos e online disponibilizados no início de cada disciplina. Recebem roteiros de estudo para orientar a aprendizagem na educação à distância, com as orientações específicas de cada disciplina e, ainda, contam com manuais de orientação e com equipes de tutores que o auxiliam a utilizar os recursos da internet.

A UVV Virtual auxilia os alunos para que eles possam alcançar sucesso na aprendizagem à distância. Orienta para que eles façam um planejamento com organização do tempo para o estudo individual e para a interação com professores e outros colegas do curso, além, é claro, de estratégias que o próprio aluno estabelece para estudar, de acordo com suas características pessoais.

8) Fazer um curso a distância significa estudar sozinho?

Não. Quando você ingressa no Curso Superior de Tecnologia à distância, você faz parte de uma turma e, ao longo do trabalho em equipe.

9) Existe suporte aos alunos com dificuldade de aprendizado e/ou ambientação a metodologia de estudo?

Sim. Os alunos são acompanhados pelos tutores presenciais e à distância. Além disso, existe o suporte técnico que pode ser obtido através do telefone ou chat online no portal da UVV Virtual.

10) Que perfil o aluno de EAD precisa ter?

O aluno de EAD precisa ser proativo, organizado, gestor de seu tempo e conseguir se autogerenciar. Por possuir este perfil, o profissional formado em cursos à distância tem grandes chances de surpreender no mercado de trabalho, por ser visto pelas empresas como alguém com disciplina e responsabilidade.

11) Como são as aulas do ensino à Distância?

A metodologia de ensino a distância da UVV é baseada na autoaprendizagem. Não haverá aulas presenciais. Serão oferecidos, ao longo dos módulos, encontros online através da web conferência. Seu principal ambiente para estudos será o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

No AVA o aluno tem a sua disposição várias ferramentas de apoio, entre elas a ferramenta de comunicação, na qual pode entrar em contato com seu professor a fim de esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao conteúdo. Não há horário específico para acessar nem carga horária mínima de acesso. O aluno deve apenas ficar atento ao cronograma de cada disciplina, para enviar as atividades propostas dentro dos prazos estipulados.

12) Como são feitas e enviadas as atividades à distância?

Em sua maioria as atividades a distância são realizadas e enviadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Primeiramente, o aluno deve ficar atento ao cronograma de cada disciplina para verificar o que é solicitado em cada semana de estudo. Existem atividades onde o aluno debaterá com seus colegas assuntos em fóruns, atividades de questionário e atividades que orientarão a publicação de textos, entre outras.

Em todos os tópicos de estudo são inseridos exercícios de fixação. Estes exercícios são atividades de auto avaliação importantes para que o aluno possa verificar se o conteúdo estudado foi assimilado ou não. Porém, apenas as avaliações à distância e a avaliação presencial compõem a média final da disciplina.

13) As avaliações (provas) serão à distância?

Não, o aluno deve comparecer ao polo sede, no campus da UVV em Boa Vista, Vila Velha-ES, nas datas e horários agendados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização das avaliações presenciais.

As datas das avaliações presenciais são definidas e disponibilizadas no cronograma da disciplina que fica disponível no AVA. O comparecimento às avaliações presenciais é uma exigência legal. O aluno não será aprovado sem a realização de, pelo menos, uma prova presencial por disciplina.

14) Como e quando acontecerão os encontros presenciais?

Como parte das atividades do curso, haverá de dois a três Encontros Presenciais por período, aos quais o aluno deverá comparecer obrigatoriamente:

  • Um Encontro Presencial, na abertura dos trabalhos de cada semestre do período letivo. Este momento é importante para que o aluno conheça a as disciplinas do período, o funcionamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem, a metodologia utilizada nas disciplinas e o processo de avaliação. Neste encontro também são apresentados os horários de tutoria, o calendário de avaliações e o aluno recebe o material didático de seu uso pessoal do semestre.
  • Um a dois Encontros Presenciais para a realização da avaliação presencial obrigatória das disciplinas de cada Módulo. Estas avaliações serão realizadas, prioritariamente, aos sábados, podendo, também, incluir as sextas-feiras à noite. O comparecimento às avaliações presenciais é uma exigência legal. O aluno não será aprovado sem a realização de, pelo menos, uma prova presencial por disciplina.

15) Se eu já cursei uma Graduação ou estou cursando, poderei obter dispensa de algumas disciplinas?

Como em todo curso superior, disciplinas cursadas anteriormente ao ingresso no curso podem ser aproveitadas, caso haja equivalência de programas e de carga horária. Após a aprovação no processo seletivo, você deve dar entrada no pedido de isenção e anexar a documentação da instituição em que já cursou uma ou mais disciplinas. Se o pedido atender às determinações legais, será deferido.